Esse mês de dezembro foi bem inspirador, por isso coloquei esse título. Primeiro, tivemos um encontro, promovido pelo PIBID de filosofia, o sócio-drama. Sócio-drama é um método, muitas vezes utilizado em terapias, onde um problema ou uma ação é levantada pelo grupo e dramatizada em cenas, compartilhando experiências para todos os integrantes do grupo. O sócio-drama proposto foi voltado para o cenário escola e mostrou cenas de situações corriqueiras entre a interação aluno-professor é bem frequente. A seguir, um cartaz do evento:
Esse evento foi importante, pois visualizamos que todos os docentes e futuros docentes vivem situações muito parecidas nas escolas. Com isso, podemos nos preparar e avaliar melhor nossas ações, já sabendo os impactos que teremos no futuro e melhorar nossa formação na docência.
Esse mês, tivemos também a participação de uma artista plástica, Ana Teixeira. As conversas e as reflexões geradas através das artes que ela mostrou foi mais pessoal. Durante algumas obras e alguns projetos apresentados, me questionei sobre o que sou e onde quero chegar, tanto pessoalmente quanto profissionalmente, por isso considerei uma experiência muito rica e que terá muito impacto nos meus projetos no próximo ano letivo.
Ano que vem continuaremos nosso projeto, voltado para jogos teatrais, pois acredito que é uma das melhores formas de contextualizar e criar vínculos com os alunos e os professores. Tentaremos trabalhar com mais salas do que no projeto anterior, pois percebemos que a ideia foi bem aceita pela classe, motivando mais nessa linha de trabalho.

