segunda-feira, 20 de abril de 2015

Capítulo 11 - Atividades do Recesso

No recesso de Janeiro, tivemos que participar de eventos culturais para aprimorar ideias para levar o teatro para a educação, como uma ferramenta de ensino-aprendizagem efetiva. As atividades que participei foram:

Evento 1: Uma noite no museu 3


                O filme é sequência da história do Museu de História Natural, de Nova York. A drama é envolta dos objetos do Museu que ganham vida durante a noite. Nesse terceiro filme, a vida dos objetos começa a ser interrompida, devido à degradação de uma peça egípcia existente no museu. Para não perder seus novos amigos, o segurança do museu, Larry Daley (Ben Stiller). O cenário do filme é bem trabalhado e é em maior parte dentro do Museu.


Evento 2: O Homem De La Mancha


Musical apresentado no teatro Sesi, dirigido por Miguel Falabela conta a história de Miguel Cervantes, personagem do livro “Dom Quixote”. O interessante da peça é o local onde se passa a história: um manicômio. Miguel Cervantes é um ator, cobrador de impostos que se interna junto com seu criado, o Sancho. Para driblar a triste realidade, ele propõem aos outros internos que transformem seus sonhos em teatro, de forma a suportar o cotidiano. As interpretações dos personagens foi impecável. O cenário e o jogo de luzes, com certeza, foram o diferencial da peça. Além, é claro, das músicas que são fortes e marcantes.






sábado, 18 de abril de 2015

Capítulo 10 - Greve

O mês de março foi marcado pela luta dos professores para melhoria no ensino e melhores condições de trabalho. Os professores estão em greve desde, mais ou menos, o dia 10 de março. Os alunos estão, portanto, sem aulas regulares e não há um retorno do governo do estado em relação à greve. Acredito que os professores devem lutar pelos seus direitos, pois a cada dia, a situação do ensino público é mais alarmante. Em uma turma do período noturno do ensino médio, por exemplo, tinham mais de 50 alunos matriculados. A sala estava com muitos alunos e, consequentemente, existia uma enorme dificuldade da professora em controlar a sala. Além do número de alunos em sala, a escola ainda mantém a estrutura de anos atrás, mesmo com o avanço da tecnologia e diversas novidades para o ensino.
Essa semana, alguns professores retornaram às atividades habituais, pois muitos alunos estavam se transferindo de escola, por conta da greve dos professores. A falta de cooperação entre as escolas pode ter sido um motivo para dificultar o avanço da greve. Se todas escolas públicas entrassem em greve, provavelmente, a mídia se voltaria para a questão da educação. Infelizmente, não foi isso o que aconteceu e os professores voltaram as atividades normais sem que houvesse qualquer mudança. Mas até quando eles suportarão esse quadro?

sábado, 4 de abril de 2015

Capítulo 9 - Ausência de limitações entre arte e ciência

O projeto interdisciplinar propõem uma forma de ensino-aprendizagem diversificada: ensinar ciências através da arte. Infelizmente, a arte é muitas vezes deixada de lado na escola; pois seu valor cultural não é bem conhecido. Essa visão de arte está sendo reconstruída atualmente.
Uma matéria postada recentemente nesse blog: http://awebic.com/cultura/em-125-anos-milhoes-de-pessoas-tem-olhado-para-essa-pintura-ninguem-tinha-percebido-isso-ate-agora/,  abriu minha mente em relação às obras de arte que, para mim, continuam sendo abstratas. A matéria conta a respeito da doença enfrentada pelo artista Van Gogh e sua expressão através da arte, que auxilia a compreender fenômenos de difícil compreensão: como a relatividade e a turbulência.