Após alguns meses de observação, após conhecer o método de ensino da professora, conhecer os alunos, começamos a pensar sobre nosso projeto. Uma das dificuldades enfrentadas foi como colocar a interdisciplinaridade, que muitas vezes parece tão distante, dentro do contexto escolar. Infelizmente, não tivemos oportunidade de fazer parcerias com professores de outras disciplinas, um projeto desse porte seria mais viável com auxílio da direção e todo envolvimento do corpo docente. Tentamos, então, levar a interdisciplinaridade de forma diferenciada, já que nosso subprojeto permite isso. Depois de alguns encontros e discussões, pensamos em usar o recurso dos jogos teatrais, como aqueles explorados em nossas reuniões. Existem diversos trabalhos e livros publicados sobre o tema, que mostra como o teatro pode contribuir de forma bastante significativa no processo de ensino-aprendizagem, pois ajuda a promover, além do desenvolvimento de habilidades cognitivas, o desenvolvimento de habilidades afetivas e sociais.

Além dos jogos teatrais será considerado o recurso à experimentação, que está interligado ao processo científico, com a finalidade de trabalhar com conteúdos que os alunos já tenham tido contato ou que estejam, neste bimestre letivo, sendo abordados em Química e Física. A proposta tem como objetivos: combater a evasão, grande problema observado na escola no período noturno; dinamizar o ensino; desenvolver a confiança e o sentimento de grupo nos alunos e professores. Acredita-se que a abordagem interdisciplinar que norteia a proposta, oriunda das diretrizes do subprojeto interdisciplinar PIBID ao qual os bolsistas estão vinculados, pode promover uma melhora no processo de aprendizagem dos alunos da escola e conferir aos alunos bolsistas participantes um envolvimento maior nas atividades de ensino da escola e nas suas problematizações. Agradecimentos a CAPES pelo financiamento.
Exemplos de livros que mostram essa temática.
Além dos jogos teatrais será considerado o recurso à experimentação, que está interligado ao processo científico, com a finalidade de trabalhar com conteúdos que os alunos já tenham tido contato ou que estejam, neste bimestre letivo, sendo abordados em Química e Física. A proposta tem como objetivos: combater a evasão, grande problema observado na escola no período noturno; dinamizar o ensino; desenvolver a confiança e o sentimento de grupo nos alunos e professores. Acredita-se que a abordagem interdisciplinar que norteia a proposta, oriunda das diretrizes do subprojeto interdisciplinar PIBID ao qual os bolsistas estão vinculados, pode promover uma melhora no processo de aprendizagem dos alunos da escola e conferir aos alunos bolsistas participantes um envolvimento maior nas atividades de ensino da escola e nas suas problematizações. Agradecimentos a CAPES pelo financiamento.
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