Fragmentos e reflexões sobre o
texto: Desafios e perspectivas do
trabalho interdisciplinar no Ensino Fundamental: contribuições das pesquisas
sobre interdisciplinaridade no Brasil: o reconhecimento de um percurso.
Interdisciplinaridade é uma nova
atitude frente à questão do conhecimento, de abertura à compreensão de aspectos
ocultos do ato de aprender e dos aparentemente expressos colocando-os em
questão. Entretanto, esse conceito ainda é de difícil compreensão: como
aplicar? Como entender? Como evoluir? Nas escolas, esse trabalho ainda é
nebuloso, pois para praticá-la é necessário a colaboração de muitos
professores. Uma ideia de colocar um projeto interdisciplinar na prática é um
projeto que envolva toda escola, promovido pela direção, em parceria com todos
os professores e salas de aula.
Todo
projeto interdisciplinar competente nasce de um lócus bem delimitado, portanto
é fundamental contextualizar-se para poder conhecer. A contextualização exige
uma recuperação da memória em suas diferentes potencialidades, portanto do
tempo e do espaço no qual se aprende. Podemos usar a ferramenta da
contextualização para ensinar conceitos aos alunos. Dessa forma, eles podem
compreender o universo que os cerca e, a partir, aplicar os conceitos
aprendidos em outros contextos. Acredito que ensinar através da
contextualização faz com que disperte o aluno ao saber, pois a ciência é
aproximada à vivência do aluno, gerando interesse.
Uma
forma de promover a interdisciplinaridade observada no texto, foi questionando
o mundo ao seu redor. Julgo essa forma prática bastante eficaz, pois envolve os
conceitos já vistos pelos alunos e relacionar com a forma que esses usam tais
conceitos para entender o mundo que os cerca. Segundo o texto, há diferentes
formas de perguntas: as previsíveis, presas a um tema maior (disciplinares) e
outras que englobam conceitos além, os conceitos interdisciplinares, que podem
evoluir o conhecimento do aluno. Com o uso desse método, o professor consegue
verificar como está a construção do conhecimento no aluno, podendo ser uma
forma avaliativa.
“O
processo interdisciplinar desempenha um papel decisivo no sentido de dar corpo
ao sonho, o de fundar uma obra de educação à luz da sabedoria, da coragem e da
humildade.”
No
texto, podemos ainda ver diferentes formas de professor, como segue:
a) competência
intuitiva: própria de um sujeito que vê além de seu tempo e espaço.
O professor intuitivo não se contenta em executar o planejamento elaborado -
ele busca sempre novas e diferenciadas alternativas para o seu trabalho -
assim, a ousadia acaba sendo um de seus principais atributos. Muitas vezes paga
caro pela mesma, pois as instituições encontram-se atadas a planos rígidos e
comuns, e não perdoam a quem ousa transgredir sua acomodação. O intuitivo
competente é sempre uma pessoa equilibrada e comprometida – embora aparentemente
pareça alguém que apenas inova. Sua característica principal é o
comprometimento com um trabalho de qualidade - ele ama a pesquisa, pois esta
representa a possibilidade da dúvida - o professor que pesquisa é aquele que
pergunta sempre, que incita seus alunos a perguntarem e duvidarem. Porque ama a
pesquisa, é um erudito - lê muito e incita seus alunos a lerem.
b) competência
intelectiva: a capacidade de refletir é tão forte e
presente nele, que imprime esse hábito naturalmente a seus alunos - Analítico
por excelência, privilegia todas as atividades que procuram desenvolver o
pensamento reflexivo. Comumente é visto como um filósofo, como um ser erudito,
logo adquire o respeito não apenas de seus alunos, mas de seus pares - é aquele
que todos consultam quando têm alguma dúvida. Ele é um ser de esperas
consolidadas; planta, planta, planta e deixa a colheita para outrem. Ele ajuda
a organizar idéias, classificá-las, defini-las.
c) competência prática: a organização
espaço/temporal é seu melhor atributo. Tudo com ele ocorre milimetricamente
conforme o planejado. Chega aos requintes máximos do uso de técnicas
diferenciadas. Ama toda a inovação. Diferentemente do intuitivo, copia o que é
bom, pouco cria, mas ao selecionar consegue boas cópias, alcança resultados de
qualidade. Sua capacidade de organização prática torna-o um professor querido
por seus alunos, que nele sentem a presença de um porto-seguro.
d) competência
emocional: uma outra espécie de equilíbrio é constatado no emocionalmente
competente; uma competência de ―leitura de alma‖. Ele trabalha o conhecimento
sempre a partir do autoconhecimento. Esta forma especial de trabalho vai
disseminando tranquilidade e segurança maior no grupo. Existe em seu trabalho
um apelo muito grande aos afetos. Expõe suas ideias através do sentimento,
provocando uma sintonia mais imediata. A inovação é sua ousadia maior.
Auxiliando na organização das emoções, contribui também para a organização de
conhecimentos mais próximos às vidas.
O conceito e a aplicação da
interdisciplinaridade no Brasil ainda precisa de estudos e maiores
participações, por ser de difícil trabalho. Acredito que, no futuro, não exista
as limitações que cada disciplina impõem por si só, todas convergiram para um
mesmo objetivo, um mesmo propósito.
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