quinta-feira, 7 de maio de 2015

Capítulo 13 - Reflexões sobre o que é interdisciplinar

Fragmentos e reflexões sobre o texto: Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar no Ensino Fundamental: contribuições das pesquisas sobre interdisciplinaridade no Brasil: o reconhecimento de um percurso.

Interdisciplinaridade é uma nova atitude frente à questão do conhecimento, de abertura à compreensão de aspectos ocultos do ato de aprender e dos aparentemente expressos colocando-os em questão. Entretanto, esse conceito ainda é de difícil compreensão: como aplicar? Como entender? Como evoluir? Nas escolas, esse trabalho ainda é nebuloso, pois para praticá-la é necessário a colaboração de muitos professores. Uma ideia de colocar um projeto interdisciplinar na prática é um projeto que envolva toda escola, promovido pela direção, em parceria com todos os professores e salas de aula.

Todo projeto interdisciplinar competente nasce de um lócus bem delimitado, portanto é fundamental contextualizar-se para poder conhecer. A contextualização exige uma recuperação da memória em suas diferentes potencialidades, portanto do tempo e do espaço no qual se aprende. Podemos usar a ferramenta da contextualização para ensinar conceitos aos alunos. Dessa forma, eles podem compreender o universo que os cerca e, a partir, aplicar os conceitos aprendidos em outros contextos. Acredito que ensinar através da contextualização faz com que disperte o aluno ao saber, pois a ciência é aproximada à vivência do aluno, gerando interesse.

Uma forma de promover a interdisciplinaridade observada no texto, foi questionando o mundo ao seu redor. Julgo essa forma prática bastante eficaz, pois envolve os conceitos já vistos pelos alunos e relacionar com a forma que esses usam tais conceitos para entender o mundo que os cerca. Segundo o texto, há diferentes formas de perguntas: as previsíveis, presas a um tema maior (disciplinares) e outras que englobam conceitos além, os conceitos interdisciplinares, que podem evoluir o conhecimento do aluno. Com o uso desse método, o professor consegue verificar como está a construção do conhecimento no aluno, podendo ser uma forma avaliativa.

“O processo interdisciplinar desempenha um papel decisivo no sentido de dar corpo ao sonho, o de fundar uma obra de educação à luz da sabedoria, da coragem e da humildade.”

No texto, podemos ainda ver diferentes formas de professor, como segue:

a)      competência intuitiva: própria de um sujeito que vê além de seu tempo e espaço. O professor intuitivo não se contenta em executar o planejamento elaborado - ele busca sempre novas e diferenciadas alternativas para o seu trabalho - assim, a ousadia acaba sendo um de seus principais atributos. Muitas vezes paga caro pela mesma, pois as instituições encontram-se atadas a planos rígidos e comuns, e não perdoam a quem ousa transgredir sua acomodação. O intuitivo competente é sempre uma pessoa equilibrada e comprometida – embora aparentemente pareça alguém que apenas inova. Sua característica principal é o comprometimento com um trabalho de qualidade - ele ama a pesquisa, pois esta representa a possibilidade da dúvida - o professor que pesquisa é aquele que pergunta sempre, que incita seus alunos a perguntarem e duvidarem. Porque ama a pesquisa, é um erudito - lê muito e incita seus alunos a lerem.

b)     competência intelectiva: a capacidade de refletir é tão forte e presente nele, que imprime esse hábito naturalmente a seus alunos - Analítico por excelência, privilegia todas as atividades que procuram desenvolver o pensamento reflexivo. Comumente é visto como um filósofo, como um ser erudito, logo adquire o respeito não apenas de seus alunos, mas de seus pares - é aquele que todos consultam quando têm alguma dúvida. Ele é um ser de esperas consolidadas; planta, planta, planta e deixa a colheita para outrem. Ele ajuda a organizar idéias, classificá-las, defini-las.

c)       competência prática: a organização espaço/temporal é seu melhor atributo. Tudo com ele ocorre milimetricamente conforme o planejado. Chega aos requintes máximos do uso de técnicas diferenciadas. Ama toda a inovação. Diferentemente do intuitivo, copia o que é bom, pouco cria, mas ao selecionar consegue boas cópias, alcança resultados de qualidade. Sua capacidade de organização prática torna-o um professor querido por seus alunos, que nele sentem a presença de um porto-seguro.

d)     competência emocional: uma outra espécie de equilíbrio é constatado no emocionalmente competente; uma competência de ―leitura de alma‖. Ele trabalha o conhecimento sempre a partir do autoconhecimento. Esta forma especial de trabalho vai disseminando tranquilidade e segurança maior no grupo. Existe em seu trabalho um apelo muito grande aos afetos. Expõe suas ideias através do sentimento, provocando uma sintonia mais imediata. A inovação é sua ousadia maior. Auxiliando na organização das emoções, contribui também para a organização de conhecimentos mais próximos às vidas.


O  conceito e a aplicação da interdisciplinaridade no Brasil ainda precisa de estudos e maiores participações, por ser de difícil trabalho. Acredito que, no futuro, não exista as limitações que cada disciplina impõem por si só, todas convergiram para um mesmo objetivo, um mesmo propósito.

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