segunda-feira, 18 de maio de 2015

Capítulo 15 - Questões enfrentadas na escola

         Problematização


“O professor mais experiente possui mais tato para perceber o que funciona e o que não funciona em uma sala de aula; saindo melhor na questão do improviso.”
- Como atrair os alunos para a escola?
- Como melhorar/ aproximar os conhecimentos dos alunos de escola  pública com os alunos de escolas particulares, preparando-os para o vestibular e para a universidade pública?


          Coleta de dados


                Após observação de várias turmas nas aulas de Química, da professora Sônia, é notório a falta de comprometimento dos alunos na sala de aula. Entretanto, esse tipo de comportamento é, de certa forma, consequência da abordagem da própria escola. Os alunos possuem várias oportunidades de quitarem as faltas com trabalhos extras fornecidos pela direção. Muitas reuniões e conselhos são marcados em mais de um dia, sendo de quarta-feira, quinta-feira; fazendo com que os alunos se sintam desestimulados na semana inteira, já que há uma folga no meio da semana. O ensino superior não possui espaço para divulgação, as datas não são divulgadas pelos professores na sala de aula, distanciando os alunos da universidade. Muitos deles, inclusive, relatam o ensino superior como um ensino restrito à um tipo de classe social elevada. Questões relacionadas ao ENEM ou a outro vestibular não são incorporadas nas aulas de exercício, ou seja, os alunos não estão preparados para estudarem e se interessarem pelo vestibular.
O professor deve estimular o pensamento e o interesse dos alunos para além do diploma, para buscar mais oportunidades, tendo objetivos definidos antes mesmo de entrar na sala de aula. Com os objetivos bem delimitados, o professor consegue trazer os alunos para a sala de aula. O projeto pedagógico da escola também deve ser bem estruturado. Os professores, em parceria, podem mudar a realidade de muitos alunos, propondo eventos que desenvolvam o pensamento crítico dos alunos e os estimulem a buscar conhecimento além dos que o ensino médio pode proporcionar.


Considerações finais

Muitos artigos trabalhados nas disciplinas da licenciatura, mostram o real papel do professor, sua função para a sociedade como um todo.  O professor como profissional reflexivo é o professor que a sociedade atual precisa, superando os novos desafios de todo o sistema. Esse tipo de leitura contribui em nossa formação para sempre buscarmos ferramentas além do sistema tradicional, nos tornando profissionais preocupados com o futuro. A educação é uma ferramenta, se não a única, que possui o poder de mudar a realidade das pessoas. E, por isso, a formação de um professor reflexivo deve ser eficiente e bem estruturada. No Coronel Bonifácio possui outros integrantes do PIBID, de outras faculdades. Percebo que a formação da UFABC é muito diferente das outras faculdades,a  visão do professor é muito mais ampla. Com isso, acredito que a mudança, o trabalho de formiguinha para um bem maior, está cada vez mais próximo de acontecer de forma efetiva.

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