Problematização
“O professor mais experiente
possui mais tato para perceber o que funciona e o que não funciona em uma sala
de aula; saindo melhor na questão do improviso.”
- Como atrair os alunos para a
escola?
- Como melhorar/ aproximar os
conhecimentos dos alunos de escola
pública com os alunos de escolas particulares, preparando-os para o
vestibular e para a universidade pública?
Coleta de dados
Após
observação de várias turmas nas aulas de Química, da professora Sônia, é
notório a falta de comprometimento dos alunos na sala de aula. Entretanto, esse
tipo de comportamento é, de certa forma, consequência da abordagem da própria
escola. Os alunos possuem várias oportunidades de quitarem as faltas com
trabalhos extras fornecidos pela direção. Muitas reuniões e conselhos são
marcados em mais de um dia, sendo de quarta-feira, quinta-feira; fazendo com
que os alunos se sintam desestimulados na semana inteira, já que há uma folga
no meio da semana. O ensino superior não possui espaço para divulgação, as
datas não são divulgadas pelos professores na sala de aula, distanciando os
alunos da universidade. Muitos deles, inclusive, relatam o ensino superior como
um ensino restrito à um tipo de classe social elevada. Questões relacionadas ao
ENEM ou a outro vestibular não são incorporadas nas aulas de exercício, ou
seja, os alunos não estão preparados para estudarem e se interessarem pelo
vestibular.
O professor
deve estimular o pensamento e o interesse dos alunos para além do diploma, para
buscar mais oportunidades, tendo objetivos definidos antes mesmo de entrar na
sala de aula. Com os objetivos bem delimitados, o professor consegue trazer os
alunos para a sala de aula. O projeto pedagógico da escola também deve ser bem
estruturado. Os professores, em parceria, podem mudar a realidade de muitos
alunos, propondo eventos que desenvolvam o pensamento crítico dos alunos e os
estimulem a buscar conhecimento além dos que o ensino médio pode proporcionar.
Considerações finais
Considerações finais
Muitos artigos
trabalhados nas disciplinas da licenciatura, mostram o real papel do professor,
sua função para a sociedade como um todo.
O professor como profissional reflexivo é o professor que a sociedade
atual precisa, superando os novos desafios de todo o sistema. Esse tipo de
leitura contribui em nossa formação para sempre buscarmos ferramentas além do
sistema tradicional, nos tornando profissionais preocupados com o futuro. A educação
é uma ferramenta, se não a única, que possui o poder de mudar a realidade das
pessoas. E, por isso, a formação de um professor reflexivo deve ser eficiente e
bem estruturada. No Coronel Bonifácio possui outros integrantes do PIBID, de
outras faculdades. Percebo que a formação da UFABC é muito diferente das outras
faculdades,a visão do professor é muito
mais ampla. Com isso, acredito que a mudança, o trabalho de formiguinha para um
bem maior, está cada vez mais próximo de acontecer de forma efetiva.
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