quarta-feira, 27 de maio de 2015

Capítulo 17- Proposta Projeto Didático



TEMA: História da Ciência focada na Química 
OBJETIVO GERAL 
  • Demonstrar e discutir a história da ciência da Química (Teoria de Lavoisier – Conservação de matéria); 
  • Mostrar como Lavoisier propôs o fenômeno e como esse é aplicado a Lavoisier. 

CONTEÚDO: Conservação da massa, relação com conceitos de concentração de soluções. 
TEMPO ESTIMADO: 5 aulas. 
MATERIAL NECESSÁRIO: Figurino simples de teatro, reagentes químicos. 
PLANEJAMENTO DAS ETAPAS: Apresentação da contextualização do conceito, aula expositiva, experimento investigativo para solução de problemas, aula de dúvidas e comentários sobre o experimento e, por fim, um jogo avaliativo. Como segue:  
AULAS (simplificado) 
* 1ª Aula – Teatro com a história da teoria de Lavoisier - Conteúdo factual, pois é uma forma que o aluno compreenda o assunto a ser trabalhado. O objetivo é que o aluno identifique os conceitos envolvidos na cena com o conteúdo, uma introdução ao assunto.  
Baseado no texto “Lavoisier e a conservação da massa” [1] 
* 2ª Aula – Aula conceitual expositiva - Conteúdo conceitual, pois é apresentado um conjunto de fatos e fenômenos para que o aluno adquira o conhecimento e é necessário para reproduzir o conhecimento em diferentes contextos.  
Baseado no livro-texto Química Geral [2] 
* 3ª Aula – Experimento investigativo - Conteúdo procedimental, uma atividade será proposta para que os alunos façam, a partir dos conhecimentos adquiridos na aula conceitual expositiva. Esse tipo de atividade propicia reflexão sobre a própria atividade e exercitação dos conteúdos aprendidos. 
Baseado na referência [3], reação do bicarbonato de sódio com ácido acético 
* 4ª Aula – Aula voltada ao experimento investigativo [3] - Conteúdo conceitual e factual, pois volta à questões vistas na atividade investigativa e volta a exposição de conceitos através da repetição. 
* 5ª Aula – Jogo avaliativo - Conteúdo experimental, como na aula 3. 
ENCAMINHAMENTOS: Como um fato ou fenômeno é estudado pelo cientista? Qual o esterótipo do cientista e como ele desenvolve suas teorias? 
AGRUPAMENTOS: As aulas 3 e 5 serão em grupos e as demais, individual. 
AVALIAÇÃO: A avaliação será feita baseada na participação do experimento investigativo, se foram levantados questionamentos e reflexões, além de, como os alunos tentaram responder essas dúvidas. Na aula com jogos, os conteúdos aprendidos nas etapas anteriores devem estar bem claros e a pontuação do jogo será convertida em nota.  


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
[1] MARTINS, Roberto de Andrade; MARTINS, Lilian Al-chueyr Pereira. Lavoisier e a conservação da massa. Química Nova, v. 3, n. 16, p.245-256, 1993. 
[2] REIS, Martha. Química Geral. São Paulo: FTD S.A., 2007. 
[3] HORN, Priscila Aparecida. PRÁTICAS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DA QUÍMICA: UMA NOVA PERCEPÇÃO. 2012. p.52-53; Graduação - Curso de Licenciatura em Química, Utfpr, Pato Branco, 2012. 

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