O
papel da escola deve ser seletivo propedêutico? Ou deve cumprir outras funções?
Não há dúvidas de que essas devam ser nossas primeiras questões a serem
destacadas.
Um
modo de definir os objetivos e a finalidade da educação consiste em fazê-lo em
relação às capacidades que pretende-se desenvolver. Existem diferentes formas
de classificar capacidade: cognitivas,
motoras, de equilíbrio e autonomia pessoal, de relação interpessoal e de
inserção e atuação pessoal. Quais finalidades é papel da escola no
desenvolvimento dos alunos? Como a capacidade trabalhada irá afetar a vida dos
alunos em sua idade adulta?
Os conteúdos de aprendizagem: instrumentos de explicitação das
intenções educativas.
Por que ensinar? O que ensinamos?
O termo conteúdo deve ser usado de forma mais
ampla: tudo que quanto se tem que aprender
para alcançar determinados objetivos que não abranjam apenas as
capacidades cognitivas, mas sim as demais capacidades (motoras, afetivas,
inserção social e de relação interpessoal).
O que se deve aprender?
Conteúdos de natureza muito
variada: dados, habilidades, técnicas, atitudes, conceitos, etc; que podem ser
agrupados em três formas de conteúdos: atitudinais (ser), procedimentais (saber
fazer) e conceituais (saber).
Como identificar se os conteúdos
trabalhados estão sendo aprendidos? Concepção de aprendizagem.
Primeira Conclusão do conhecimento dos processos de aprendizagem: a
atenção à diversidade.
Por que ensinamos? Como se
aprende? Não é possível ensinar nada, sem conhecer como a aprendizagem se constrói.
Atenção às diversidades e
conhecimentos prévios: em cada caso, utilizamos uma forma de ensinar adequada
às necessidades dos alunos. Desafio para alcançar e ajuda para alcançá-lo.
As ideias e as pressões que cada
conteúdo sofre varia e dificulta a intervenção que considere a diversidade dos
alunos.
Construtivismo: Concepção sobre como se produzem os processos de
aprendizagem
Esquemas
de conhecimento: Depende do nível de conhecimento e conhecimentos prévios.
Conforme avança na vida, a rede torna-se mais interligada, mais complexa e
adaptada à realidade. A situação de
aprendizagem pode ser concebida como um processo de comparação, revisão e
construção de esquemas de conhecimento sobre conteúdos escolares. Para a
aprendizagem, é necessário que os alunos, diante dos conteúdos a serem
aprendidos, possam atualizar seus esquemas de conhecimento, comparar com o que
é novo, identificar semelhanças e diferenças e integrá-las em seus esquemas,
comprar sua coerência, etc.
A aprendizagem é, portanto, em
graus e não tudo ou nada, como acreditava-se anteriormente. A distância
adequada entre o grau do conhecimento do aluno e o novo conteúdo pode
estimula-lo a construir o conhecimento, fazendo com que a aprendizagem seja
efetiva e significativa. Entretanto, se
essa distância for considerável e não houver o apoio do professor, o aluno
tende a se desinteressar ou adquirir conhecimentos superficiais dos temas
abordados.
Aprendizagem dos conteúdos segundo sua tipologia.
Todo conteúdo, por mais
específico que seja, sempre está associado à conteúdos de outra natureza. A forma de propor as atividades de ensino será
a que permita a máxima inter-relação entre os diferentes conteúdos.
Aprendizagem dos conteúdos factuais.
Conhecimento de fatos,
acontecimentos, situações, dados e fenômenos concretos e singulares. Descritivo
e concreto. Conhecimento ultimamente desprezado, mas indispensável para poder
compreender a maioria das informações e dos problemas que surgem.
Considera-se que um aluno
compreendeu o conteúdo factual, quando esse é capaz de reproduzi-lo.
Aprendizagem de forma tudo ou nada. É integrado nas estruturas de conhecimento
através da memória, exercícios de repetição verbal. São conteúdos que tendem a ser esquecidos com
facilidade.
Aprendizagem dos conceitos e dos princípios.
Os conceitos se referem ao
conjunto de fatos e os princípios se referem às mudanças que se produzem num
fato. Ambos possuem um denominador comum: a compreensão. Identificamos que faz
parte da compreensão do aluno, quando esse consegue identificar situações onde
esse é capaz de repetir sua definição. As condições de aprendizagem são gerais
e que permitem que a aprendizagem seja efetiva para construção de novas ideias.
Aprendizagem dos conteúdos procedimentais.
Conhecimento do fazer. Conjunto
de ações ordenadas e com um fim. A
realização das ações que compõem o procedimento é o ponto de partida. Há três
eixos principais:
· Conhecimento motor/cognitivo;
· Poucas ações/muitas ações;
· Continuum algorítmico/ heurístico –Ordem das
ações.
Para aprendizagem desse conteúdo
é necessário a exercitação, reflexão sobre a própria atividade e a aplicação em
contextos diferenciados.
Aprendizagem dos conteúdos atitudinais.
Podemos agruprar valores,
atitudes e normas. As características diferenciadas da aprendizagem estão
relacionadas com a distinta importância dos componentes cognitivos, afetivos ou
condutuais que contém cada um deles. Em termos gerais, a aprendizagem dos
conteúdos atitudinais supõem um conhecimento e uma reflexão sobre os possíveis
modelos, uma tomada de posição, revisão e avaliação da própria atuação.
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