quinta-feira, 21 de maio de 2015

Capítulo 16 - Reflexões e fragmentos do texto: função social do ensino e a concepção sobre os processos de aprendizagem: instrumentos de análise, de zabala.



                O papel da escola deve ser seletivo propedêutico? Ou deve cumprir outras funções? Não há dúvidas de que essas devam ser nossas primeiras questões a serem destacadas.
                Um modo de definir os objetivos e a finalidade da educação consiste em fazê-lo em relação às capacidades que pretende-se desenvolver. Existem diferentes formas de classificar  capacidade: cognitivas, motoras, de equilíbrio e autonomia pessoal, de relação interpessoal e de inserção e atuação pessoal. Quais finalidades é papel da escola no desenvolvimento dos alunos? Como a capacidade trabalhada irá afetar a vida dos alunos em sua idade adulta?

Os conteúdos de aprendizagem: instrumentos de explicitação das intenções educativas.

Por que ensinar? O que ensinamos?
 O termo conteúdo deve ser usado de forma mais ampla: tudo que quanto se tem que aprender  para alcançar determinados objetivos que não abranjam apenas as capacidades cognitivas, mas sim as demais capacidades (motoras, afetivas, inserção social e de relação interpessoal).
 O que se deve aprender?
Conteúdos de natureza muito variada: dados, habilidades, técnicas, atitudes, conceitos, etc; que podem ser agrupados em três formas de conteúdos: atitudinais (ser), procedimentais (saber fazer) e conceituais (saber).
Como identificar se os conteúdos trabalhados estão sendo aprendidos? Concepção de aprendizagem.

Primeira Conclusão do conhecimento dos processos de aprendizagem: a atenção à diversidade.

Por que ensinamos? Como se aprende? Não é possível ensinar nada, sem conhecer como a aprendizagem se constrói.
Atenção às diversidades e conhecimentos prévios: em cada caso, utilizamos uma forma de ensinar adequada às necessidades dos alunos. Desafio para alcançar e ajuda para alcançá-lo.
As ideias e as pressões que cada conteúdo sofre varia e dificulta a intervenção que considere a diversidade dos alunos.

Construtivismo: Concepção sobre como se produzem os processos de aprendizagem 

 Esquemas de conhecimento: Depende do nível de conhecimento e conhecimentos prévios. Conforme avança na vida, a rede torna-se mais interligada, mais complexa e adaptada à realidade.  A situação de aprendizagem pode ser concebida como um processo de comparação, revisão e construção de esquemas de conhecimento sobre conteúdos escolares. Para a aprendizagem, é necessário que os alunos, diante dos conteúdos a serem aprendidos, possam atualizar seus esquemas de conhecimento, comparar com o que é novo, identificar semelhanças e diferenças e integrá-las em seus esquemas, comprar sua coerência, etc.
A aprendizagem é, portanto, em graus e não tudo ou nada, como acreditava-se anteriormente. A distância adequada entre o grau do conhecimento do aluno e o novo conteúdo pode estimula-lo a construir o conhecimento, fazendo com que a aprendizagem seja efetiva e significativa.  Entretanto, se essa distância for considerável e não houver o apoio do professor, o aluno tende a se desinteressar ou adquirir conhecimentos superficiais dos temas abordados.

Aprendizagem dos conteúdos segundo sua tipologia.

Todo conteúdo, por mais específico que seja, sempre está associado à conteúdos de outra natureza.  A forma de propor as atividades de ensino será a que permita a máxima inter-relação entre os diferentes conteúdos.

Aprendizagem dos conteúdos factuais.

Conhecimento de fatos, acontecimentos, situações, dados e fenômenos concretos e singulares. Descritivo e concreto. Conhecimento ultimamente desprezado, mas indispensável para poder compreender a maioria das informações e dos problemas que surgem.
Considera-se que um aluno compreendeu o conteúdo factual, quando esse é capaz de reproduzi-lo. Aprendizagem de forma tudo ou nada. É integrado nas estruturas de conhecimento através da memória, exercícios de repetição verbal.  São conteúdos que tendem a ser esquecidos com facilidade.

Aprendizagem dos conceitos e dos princípios.

Os conceitos se referem ao conjunto de fatos e os princípios se referem às mudanças que se produzem num fato. Ambos possuem um denominador comum: a compreensão. Identificamos que faz parte da compreensão do aluno, quando esse consegue identificar situações onde esse é capaz de repetir sua definição. As condições de aprendizagem são gerais e que permitem que a aprendizagem seja efetiva para construção de novas ideias.

Aprendizagem dos conteúdos procedimentais.

Conhecimento do fazer. Conjunto de ações ordenadas e com um fim.  A realização das ações que compõem o procedimento é o ponto de partida. Há três eixos principais:
·                            Conhecimento motor/cognitivo;
·                            Poucas ações/muitas ações;
·                            Continuum algorítmico/ heurístico –Ordem das ações.
Para aprendizagem desse conteúdo é necessário a exercitação, reflexão sobre a própria atividade e a aplicação em contextos diferenciados.

Aprendizagem dos conteúdos atitudinais.


Podemos agruprar valores, atitudes e normas. As características diferenciadas da aprendizagem estão relacionadas com a distinta importância dos componentes cognitivos, afetivos ou condutuais que contém cada um deles. Em termos gerais, a aprendizagem dos conteúdos atitudinais supõem um conhecimento e uma reflexão sobre os possíveis modelos, uma tomada de posição, revisão e avaliação da própria atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário